28 de fevereiro de 2010

Lula mantém aprovação recorde


Pesquisa Datafolha publicada na Folha (íntegra para assinantes do jornal e do UOL) deste domingo mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém alto índice de popularidade, com aprovação de 73% da população --percentual dos que responderam que o governo era ótimo ou bom.

Na pesquisa anterior, realizada em dezembro, 72% dos eleitores entrevistados consideraram o governo ótimo ou bom.

De acordo com reportagem da Folha, esse é o melhor desempenho de um presidente desde o início da série histórica feita pelo Datafolha, iniciada em 1990.

A pesquisa mostra que 0% consideram o governo do presidente regular e 5% péssimo ou ruim.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas com maiores de 16 anos. A margem de erro é dois pontos, para cima ou para baixo.

Ildo Coimbra -Destaque de Minas

Manifesto pela aprovação da PEC 300


Os policiais e bombeiros militares do Estado fizeram manifestação no Hall das Bandeiras da Assembléia. Eles reivindicam do governo estadual, medidas que assegurem a valorização profissional e salários dignos. Os profissionais das forças de segurança pediram ainda apoio à aprovação da PEC 300, em tramitação no Congresso Nacional, que define o piso nacional dos militares. Também criticaram a política de abono salarial do governo estadual por não corrigir as distorções e defasagem nos vencimentos.
O deputado estadual Weliton Prado (PT), Vice-Presidente da Assembléia, participou da manifestação e destacou a mobilização nacional pela aprovação do piso de R$ 4,5 mil. “É um absurdo a situação dos militares em Minas Gerais. Além de desempenharem suas funções de forma precária, especialmente no interior, convivem com vencimentos que não garantem a dignidade humana. O Estado não paga nem mesmo o adicional de periculosidade garantido na Constituição. Os policiais precisam ter condições de trabalho e salários adequados para estarem inseridos nas comunidades onde atuam”, criticou Prado.
No ano passado, Weliton Prado, juntamente com o deputado federal Elismar Prado, membro da comissão especial da PEC 300, participou das conferências regionais sobre a proposta em Minas Gerais.

23 de fevereiro de 2010

NOVO GOVERNADOR DE BRASÍLIA


Eleito com 8.983 votos, o deputado distrital Wilson Lima (PR) vai assumir provisoriamente o governo do Distrito Federal no lugar do vice-governador Paulo Octávio, que renunciou alegando falta de apoio político. Aliado de Arruda, Lima - que já foi vendedor de picolés, frentista, mecânico e, ultimamente, sócio de uma rede de supermercados - sentou na cadeira da presidência da Câmara Legislativa do DF em meio a uma crise política. Seu antecessor, Leonardo Prudente (sem partido, ex-DEM), deixou o cargo após aparecer em um vídeo colocando dinheiro de suposta propina nas meias.

Wilson Lima entrou pela primeira vez na Câmara Legislativa em 1999. Na época, ele presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e presidiu duas CPIs. Foi primeiro-secretário da Casa entre 2005 e 2 de fevereiro de 2010, quando assumiu a presidência da mesa diretora.

Paulo Octávio assumiu o governo há 12 dias, depois que o governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) foi preso sob acusação de tentar subornar uma testemunha do mensalão do DEM ¿ suposto esquema de pagamento de propinas no governo do Distrito Federal. O governador interino alegou falta de apoio de seu partido, renunciando ao cargo nesta terça-feira.

Wilson Lima poderá ficar no comando do governo do DF até o dia 1º de janeiro de 2011, quando será empossado o novo governador a ser eleito em outubro próximo. Isso é o que estabelece o Artigo 94º da Lei Orgânica do DF, em seu parágrafo único.

A efetivação do deputado na chefia do Executivo local só acontecerá no caso de vacância dos cargos de governador e de vice. Caso ele venha a ser impedido de chefiar o executivo pela Lei Orgânica, o cargo de governador ficará com o vice-presidente da Câmara, o petista Cabo Patrício. Se o vice também for impedido, o governo será exercido pelo presidente do Tribunal de Justiça.

A Lei Orgânica afirma que no caso de impedimento do governador e do vice, ou vacância dos respectivos cargos, no último ano do período governamental, serão sucessivamente chamados para o exercício, em caráter definitivo no caso de vacância, o presidente da Câmara Legislativa, o vice-presidente da Câmara e o presidente do Tribunal de Justiça.

A Lei Orgânica do DF vem sendo contestada na Justiça, mas não foi declarada inconstitucional. O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), que era juiz federal, entende que a Lei Orgânica é inconstitucional, porque ela descumpre o modelo federal e fere o Artigo 81º da Constituição, que trata da sucessão federal.

Entenda o caso
O mensalão do governo do DF, cujos vídeos foram divulgados no final do ano passado, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.

O governador José Roberto Arruda aparece em um dos vídeos recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que, na condição de réu em 37 processos, denunciou o esquema por conta da delação premiada. Em pronunciamento oficial, Arruda afirmou que os recursos recebidos durante a campanha foram "regularmente registrados e contabilizados".

As investigações da Operação Caixa de Pandora apontam indícios de que Arruda, assessores, deputados e empresários podem ter cometido os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.

20 de fevereiro de 2010

Dilma Rousseff lançada candidata pelo PT


O PT lançou neste sábado (20) a candidatura da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff à presidência da República nas eleições de 2010. Apesar de já ter sido escolhida como candidata pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde o ano passado, foi apenas no 4º Congresso Nacional do partido, ocorrido neste sábado, que a ministra é oficialmente escolhida pelo partido.

A votação, apenas uma formalidade, foi comandada pelo novo presidente do PT José Eduardo Dutra.

De acordo com ele, a decisão foi unânime. O clima já era de campanha no evento, no qual militantes entoaram o bordão "olê olê olê olá", com o nome de Dilma e que teve como cenário de fundo um grande painel com a imagem da ministra junto ao presidente e os dizeres: "Com Dilma, pelo caminho que Lula nos ensinou".

Ministros do PT e de partidos da base aliada estiveram presentes, como Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo (Planejamento), Hélio Costa (Comunicações) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), além do presidente do PMDB, Michel Temer (SP).

10 de fevereiro de 2010

REINSERÇÃO DE EX DETENTOS EM MINAS GERAIS


A contratação de um detento ou ex-detento vale dois salários mínimos mensais (R$ 1.020, para custeio do salário e encargos) para as empresas mineiras. Esse é o valor que passa a ser pago pelo governo de Minas Gerais para a contratação de cada egresso. O estado é o primeiro a transformar em lei um projeto de subvenção econômica para estimular a reinserção de pessoas que já cumpriram as penas ou estão em liberdade condicional.

"Não é suficiente trabalhar na capacitação, é preciso encontrar mecanismos para quebrar o preconceito instalado na sociedade", diz Maurilio Pedrosa, secretário executivo do Instituto Minas Pela Paz, responsável pela coordenação do programa local, batizado de Regresso. A lei foi sancionada em setembro e começa agora a ser colocada em prática.

8 de fevereiro de 2010

PEC 300 EM DEFESA DA POLÍCIA MILITAR



Está tramitando no Congresso Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de nº 300 que propõe equiparar os vencimentos das Policias Militares e Bombeiros Militares de todas as unidades da federação com os praticados hoje pelo Distrito Federal. Essa PEC é de autoria do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá,e teve como relator pela aprovação o Deputado Federal Elismar Prado.



Explicação da Ementa:

Estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Policia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e inativos. Altera a Constituição Federal de 1988.

A Lei:


artigo 1º - o § 9º do artigo 144 da constituição federal
passa a vigorar com a seguinte redação:
“§ 9º - a remuneração dos servidores policiais
integrantes dos órgãos relacionados neste artigo será
fixada na forma do = 4º do artigo 39, sendo que a das
polícias militares dos estados, não poderá ser inferior a
da polícia militar do distrito federal, aplicando-se
também o corpo de bombeiro militar desse distrito
federal, no que couber, extensiva aos inativos”.

artigo 2º - esta emenda entra em vigor cento e oitenta
dias subseqüentes ao da promulgação. ”




TABELA VENCIMENTOS DA PM DO DISTRITO FEDERAL - REF. 2008.




Coronel 15.355,85
Tenente Coronel 14.638,73
Major 12.798,35
Capitão 10.679.82
1º Tenente 9.283,56
2º Tenente 8.714,97
Aspirante 7.499,80
Sub Tenente 7.608,33
1º Sargento 6.784,23
2º Sargento 5.776,36
3º Sargento 5.257,85
Cabo 4.402,17
Soldado 1a. Classe 4.129,73
Soldado 2a. Classe 3.031,38

O Governador de São Paulo José Serra foi apelidado pelo movimento da PEC 300 de Conde Serrácula,por ser sistematicamente contra o aumento de salários dos policiais.

Deputados Mineiros que estão a favor da PEC 300

- Paulo Abi-Ackel - PSDB

- Elismar Prado - PT

- LEONARDO MONTEIRO - PT/MG

- JOÃO MAGALHÃES - PMDB/MG

- LINCOLN PORTELA - PR/MG

- JÔ MORAES - PCdoB/MG

Fonte: site PEC 300

7 de fevereiro de 2010

HÉLIO COSTA SERÁ CABO ELEITORAL DE JOSÉ DE ALENCAR


Costa diz que será cabo eleitoral de José Alencar
Brasília. Pré-candidato ao governo de Minas Gerais, o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), disse ontem, no encontro do partido, que será “cabo eleitoral” do vice-presidente José Alencar (PRB) caso ele decida disputar o governo do Estado. Costa disse que a candidatura de Alencar, se sair do papel, terá o apoio dos partidos da base aliada do governo Lula, que está rachada no Estado. “Se ele for candidato, quero ser o mais importante cabo eleitoral”, afirmou.

Costa disse que o PMDB sempre advogou que a indicação do candidato a governador de Minas deve partir de amplo entendimento de partidos da base. “É muito bem-vinda a proposta do Zé Alencar se integrar a esse grupo de pré-candidatos”.

Segundo o ministro, o candidato da base governista que estiver “melhor situado” nas pesquisas em Minas Gerais deve ser o indicado para o governo estadual.

www.otempo.com.br

6 de fevereiro de 2010

CARNAVAL 2010 - SHOW DE BOLA



Prefeitura de Campina Verde prepara o maior carnaval de rua da região
A folia acontecerá entre os dias 12 e 16 de fevereiro e terá o tema carnaval “Show de Bola”
A Prefeitura de Campina Verde está preparando o maior e mais tradicional carnaval de rua da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Assim como nos anos anteriores, para este ano, o Governo do Município está definindo uma programação de atividades com a apresentação de shows de bandas à noite e as matinês para animar os visitantes no período da tarde. As camisetas e decorações da avenida onde o carnaval acontece, serão feitas com o tema “Show de Bola”, escolhido pela comissão organizadora do evento em virtude deste ser o ano da copa do mundo de futebol.

A festa será realizada mais uma vez em uma das principais avenidas da cidade, a 11, entre as ruas diçao 20 e 30. São cerca de 800 metros de pista reservados exclusivamente para os foliões locais e turistas de todo o Brasil e do exterior que forem prestigiar o carnaval da cidade. No cruzamento da rua 20 com avenida 11 será montado o palco principal onde as bandas vão se apresentar à noite. Já na rua 22 com a avenida 11 será construído o palco de apoio onde dançarinos, bandas e DJs vão animar à tarde dos foliões.

Estruturas de camarote, barracas de bebidas e alimentos e banheiros químicos serão montadas em diversos pontos estratégicos da avenida. Para que todos os foliões aproveitem ao máximo a festa. Logo após a apresentação da última banda da noite a festa será comandada por um DJ em uma boate que será montada logo no início da avenida, no ponto oposto do palco principal. A festa começa no dia 11 (quinta-feira) e só termina na manhã do dia 17 (quarta-feira) de fevereiro.

Cerca de 50 mil foliões são esperados por dia pela comissão organizadora no carnaval. "A Prefeitura não está poupando esforços para que o turismo do município cresça e com isso a cidade também possa evoluir. Estamos trazendo muitas bandas para animar esta tradicional festa popular, algumas delas são bandas conhecidas nacionalmente. Um exemplo disso são as bandas A Zorra e Batom na Cueca, tradicionais no carnaval de Salvador e atrações já confirmadas em Campina Verde", disse Gilda Balduíno.

Para garantir a segurança da população local e dos turistas a Prefeitura de Campina Verde contará com o apoio da Polícia Militar, Civil, Rodoviária Estadual e do Corpo de Bombeiros. Além dos profissionais da cidade, durante os dias de folia o efetivo será reforçado com militares de outros municípios da região. Uma equipe de seguranças particulares também será contratada para garantir toda a tranqüilidade para quem pretende curtir a festa.

www.zebillin.com.br

Prefeita Benice Maia sofre com câncer


A prefeita de Itapagipe, Benice Maia, deixou o Hospital Sírio Libanez, em São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 04/02. A informação foi passada pelo deputado Zé Maia, marido de Benice, via mensagem de celular ao nosso editor, jornalista Cassiano Ricardo.

Zé Maia informou ainda que a prefeita continuará na capital paulista por mais uns dias, “até a retirada de um dreno que foi colocado no local da cirurgia”.

Benice se submeteu, na terça-feira, dia 2, a um procedimento cirúrgico para retirada de um pequeno nódulo cancerígeno em uma das mamas. Mas passa bem e já recebeu alta.

Em uma segunda mensagem, Zé Maia agradeceu as orações pela recuperação de Benice e as energias positivas enviadas. "Isso é muito importante, obrigado pelo carinho de todos vocês”, escreveu ele.

4 de fevereiro de 2010

PRESOS TERÃO DIREITO A VOTO EM UBERLÂNDIA


Uberlândia, 04 de fevereiro de 2010.

Presos provisórios de Uberlândia terão direito de votar nas próximas eleições

Pedido de vereadora é atendido pelo TRE de Minas Gerais

Voto livra apenados do "apartheid político"


Os presos que estão detidos em regime provisório possuem o direito de participar das eleições, conforme estabelece o art. 15, III, da Constituição Federal. Mas este direito não é exercido por eles nos presidíos, penitenciárias e delegacias de Uberlândia.

Pelo menos, até as últimas eleições, isto não acontecia. Quem estava recluso, não votava. Era assim que funcionava.

Mas, em defesa pelos direitos de igualdade, a vereadora e membro da Comissão de Direitos Humanos, Sociais e do Consumidor, Liza Prado, enviou requerimento (número 4608) aos juízes responsáveis pelas zonas eleitorais 278, 279, 299, 314 e 335, ao representante do Ministério Público responsável pela execução penal, ao diretor do Foro, a OAB, a Secretaria de Desenvimento Social e a Associação dos Advogados Criminalistas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, solicitando a criação de uma seção eleitoral móvel nas penitenciárias, presídios ou delegacias que abriguem presos provisórios, garantindo aos mesmos, o resgate da cidadania, pois o voto livra os apenados do "apartheid político".

Atendendo a solicitação da vereadora Liza Prado, o Desembargador Almeida de Melo, presidente do Tribunal Eleitoral de Minas Gerais, autorizou a criação de seções eleitorais especiais para os presos provisórios do município de Uberlândia, seguindo as normas contidas na Resolução TRE 786 de 3 de setembro de 2009.

As seções eleitorais serão instaladas na 16ª Delegacia Regional de Segurança Pública, na Colônia Penal Professor Jacy de Assis e a Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga.

A resolução entrou em vigor no dia 25 de janeiro de 2010 e foi publicada no Diário da Justiça de Minas Gerais, no dia 27 de janeiro de 2010.

Assessoria Liza Prado.

1 de fevereiro de 2010

PELOTÃO ESPERANÇA A LUTA CONTINUA...




O Pelotão Esperança de Campina Verde,voltou as suas aulas em 25 de janeiro,um projeto social que visa principalmente tirar nossas crianças das ruas,evitando assim o assédio as drogas.

A Vice Presidênta da Ong. Trabalho Social,Lurdes Coimbra esteve visitando nesta tarde de 01/02/,as atividades fisícas do Pelotão Esperança,realizado no ginásio do Bairro Alvorada,a qual irá viabilizar um bebedouro de água para estas crianças.

Ildo Coimbra,salientou a importância do Projeto Pelotão Esperança,para Campina Verde,comandado pelo Sd. Almeida,que desenvolve um exelente trabalho com essas crianças.

Informou ainda que vai continuar lutando para que este projeto se torne um dos maiores projetos sociais de Campina Verde.Perguntado sobre o núcleo esportivo que poderia ser construído no Estádio do Perré,através de recursos de emenda individual do deputado federal Elismar Prado,respondeu que:O vereador Vanderley do Hospital,fez gestão junto ao executivo,para que este projeto não fosse viabilizado para o Estádio do Perré.

Ildo Coimbra,Presidênte da Ong.Trabalho Social,e apoiador do Pelotão Esperança, afirmou que sua luta juntamente com sua companheira Lurdes Coimbra,vai continuar!Mesmo que tenhamos de construir esse núcleo esportivo em outro local.

Pediu ainda que toda a população abrace projetos sociais,principalmente aqueles que beneficiam crianças carentes de nosso município.

www.destaque-mg.blogspot.com

Seguidores

Arquivo do blog