16 de maio de 2010

DILMA LIDERA PESQUISA ELEITORAL


Com a nova pesquisa Vox Populi divulgada ontem, em que aparece à frente de José Serra (38% a 37%,), Dilma Rousseff sobe à condição de favorita na eleição presidencial. Ou volta à condição de favorita. Até março, a candidatura da petista era vista por muitos analistas como potencialmente a mais forte, em função do apoio do presidente Lula. Mas, Dilma passou a enfrentar tropeços após sair do governo, no início de abril, em meio à divulgação de pesquisas desfavoráveis do Datafolha – que mostrara o adversário tucano se firmando na liderança, com dez pontos de vantagem, o oposto do cenário constatado agora pelo Vox .



Confirmação

Como as pesquisas presidenciais têm apresentado divergências, chegando a apontar tendências em direção oposta, é bom colocar as barbas de molho e esperar por novos levantamentos. E a confirmação dos dados do Vox pode estar a caminho: amanhã, o Sensus divulga sua nova pesquisa feita para a Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Os dados de Vox e Sensus têm mostrado convergência e têm sido mais favoráveis a Dilma. Os dois institutos, aliás, vêm apontando o crescimento da petista em todos os seus levantamentos desde o ano passado.


Transferência

Se o favoritismo de Dilma se confirmar, estará esclarecida a maior dúvida da campanha presidencial, que suscita caloroso debate no meio político: o alcance do poder de transferência de prestígio de Lula para sua candidata. Pelos números do Vox, o presidente transfere votos, sim, e muitos. De fato, pode transferir votos em quantidade suficiente para eleger a sua sucessora.

Seguidores

Arquivo do blog