17 de julho de 2009

FURTO DE GADO NA REGIÃO


Dois homens foram presos em flagrante na manhã da última terça-feira, 14/07, por furto de gado praticado no município de Itapagipe. Um deles também é autor de outro furto de bovinos, ocorrido em São Francisco de Sales, em maio.


De acordo com o delegado de Itapagipe Valter André Bíscaro Salviano, João Pedro dos Santos, 56 anos, e o irmão dele, Pedro Jerônimo dos Santos Filho, 54, foram abordados em uma estrada de terra entre Itapagipe e Fronteira. A informação era de que ambos iriam passar gado roubado em Campina Verde/MG para São José do Rio Preto/SP.


Segundo informou o delegado, eles já tinham em mãos um mandado de prisão contra João dos Santos. “Já estávamos atrás dele desde final de maio, depois que ele furtou 37 garrotes em uma propriedade de São Francisco de Sales”, contou André Bíscaro.


De acordo com o agente da Polícia Civil Fabrício Rocha, a pista que levou até João foi a placa de um caminhão boiadeiro parado em um posto de combustível, avistado pela vítima de São Francisco de Sales.


“Através da placa do caminhão, localizamos seu proprietário que nos informou tê-lo vendido a João”, revelou Fabrício. De acordo com o delegado, João ainda teria comprado, mas não pago o caminhão, que foi localizado e apreendido ontem, 15/07, em São José do Rio Preto.


O furto e a prisão

Na noite anterior à sua prisão, João havia furtado 13 cabeças de gado da Fazenda Lajeado do Rio Verde, de propriedade de Leandro Bertochi, 31 anos, residente em Planura. A fazenda, embora esteja no município de Itapagipe, fica a apenas 4 km da cidade de Campina Verde. Não mora ninguém na propriedade. Um vizinho é que toma conta da fazenda para Bertochi.


Antes de partir rumo a São José do Rio Preto, onde reside, João ainda passou a noite e jantou na fazenda de um conhecido, também vizinha da fazenda Lajeado do Rio Verde. Esse amigo chegou a ver o gado em seu curral, mas afirma não saber que era produto de furto. “Ele me disse que tinha comprado em um leilão em Campina Verde”, disse o amigo de João em depoimento à polícia.


Também interrogado pelos policiais, Pedro Jerônimo, irmão de João, disse que foi solicitado pelo irmão apenas para dirigir o caminhão e que também não sabia que o gado era roubado. “Para mim ele disse que tinha comprado em uma fazenda perto de Campina Verde”, declarou. De acordo com o flagrante, Pedro sabia de um antecedente de furto de gado do irmão.


Da fazenda de Leandro Bertochi João furtou 13 cabeças de gado, sendo 12 novilhos e um touro. Todos os animais foram recuperados pela polícia, que abordou os irmãos quando eles reabasteciam o caminhão, que tinha acabado o combustível antes de chegar a Fronteira.


Do local onde foram presos, os dois foram levados até a propriedade do amigo de João, próximo de onde o gado foi retirado. De lá todos os envolvidos, inclusive os vizinhos da propriedade foram conduzidos até a delegacia de Campina Verde onde foram interrogados.

O amigo de João e o vizinho que cuidava da propriedade furtada foram liberados após o depoimento. João, que se reservou no direito de só se pronunciar em juízo, e o irmão foram trazidos para a cadeia pública de Itapagipe, onde estão presos.


Além do prender os dois irmãos e recuperar o gado, o delegado André Bíscaro e o detetive Fabrício Rocha também apreenderam um caminhão de gado que fazia o transporte dos animais. Ontem, 15/07, localizaram e trouxeram para Itapagipe outro caminhão, que havia sido comprado por João e utilizado no furto em São Francisco de Sales.


“Nós agora estamos trabalhando na localização dos animais furtados em São Francisco [de Sales]”, informou o delegado. “Acredito que até amanhã [17/04] consigamos encontrar pelo menos parte deles”.


Na prisão dos bandidos e na elaboração do flagrante o delegado de Itapagipe contou com a colaboração de colegas de Fronteira e de Campina Verde.

Fonte: Cassiano Ricardo - Inotícia

Seguidores

Arquivo do blog