3 de abril de 2011

Dep. Lerin PSB/MG, busca soluções para pequenos produtores

Em busca de soluções para ajudar o pequeno produtor a legalizar a produção de queijo, autoridades políticas de Uberaba, junto a entidades afins, vêm realizando reuniões para discutir o assunto. No início da semana, o deputado estadual Antonio Lerin se reuniu com diretores do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, para discutir a possibilidade de buscar recursos.

O governador Antonio Anastasia deu carta branca para que o BDMG atendesse a demanda de Lerin. Em uma primeira conversa foi comentada a possibilidade de liberar 50% do valor necessário aos produtores para que fizessem as suas adequações sanitárias, através de subsídio. No Estado, 30 mil produtores fabricam queijo, a intenção é que seja realizada uma listagem de todos os pequenos produtores, o gasto para adequação, para ser apresentado ao governo estadual.

Entretanto, Lerin ressalta que caso seja mesmo aprovado o subsídio, deverá ser feito um estudo em valores com representantes do IMA e Emater, além disso, os produtores que poderão receber este benefício deverão passar por uma avaliação criteriosa. Enquanto isso, a Comissão do Queijo, que brigava por um Termo de Ajuste de Conduta, dando prazo ao produtor para que se adéque, enfim na última sexta foi confirmada, através do Ministério Publico, a suspensão da fiscalização por 60 dias.

Diante deste prazo, a Emater, IMA e o SIM apresentarão cronograma visando a realização de macros, encontros com os produtores rurais e urbanos do queijo minas artesanal, padrão e frescal.

Através de uma audiência pública, que será realizado no próximo dia 20, na Assembleia Legislativa, serão colhidos subsídios visando à eventual celebração de termos de ajustes de conduta para a regularização da produção e comercialização do queijo minas artesanal, bem como os queijos minas padrão e frescal de produção no município de Uberaba.

Estas e outras atividades foram oficializadas, através de um ofício entregue ao promotor Carlos Valera, no qual elenca uma série de ações a serem executadas pelos entes públicos, a fim de buscar soluções eficazes para o problema. (GS)

Seguidores

Arquivo do blog