13 de setembro de 2009

BUTANTAN PRODUZIRÁ VACINA CONTRA GRIPE SUÍNA...

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, afirmou neste sábado que a partir de janeiro de 2010 o Instituto Butantan começa a produção em escala da vacina contra o vírus H1N1, que provoca a gripe suína. "O Butantan está querendo colocar um produto na vacina, uma coisa chamada adjuvante, que permitiria que fosse usada uma dose só. Se isso for possível, a gente consegue vacinar o dobro de pessoas. Esses testes começam agora a partir de outubro", disse o secretário.

A partir do próximo mês começam a ser feitos os testes em cobaias. Em novembro, um grupo de voluntários também deverá fazer o teste da vacina. "A intenção é que a partir de janeiro sejam produzidas cerca de 4,5 milhões de vacinas por mês. Até abril, serão 18 milhões de doses. Para a gripe normal, que produzimos todos os anos, utilizamos apenas uma dose. Os estudos feitos até agora para a possibilidade de precisarmos de duas doses para imunizar uma pessoa, com o intervalo de um mês", disse.

Até abril, deverão ser produzidas 18 milhões de doses, que serão repassadas ao Ministério da Saúde para distribuição nacional. A vacinação deve ocorrer entre o fim de abril e o começo de maio. O Ministério da Saúde vai indicar quais serão as prioridades.

Seguidores

Arquivo do blog