9 de setembro de 2009

COPASA PERDE O CONTROLE DA ÁGUA EM BARBACENA...

A justiça determinou nesta sexta-feira (4) a reintegração dos serviços de abastecimento de água da região noroeste de Barbacena para a administração municipal. O serviço era feito pela empresa estatal Copasa e, segundo os moradores, os valores cobrados eram mais altos.

O eletricista Carlos José Acerbi tem as contas de água e esgoto e está insatisfeito. Ele não entende porque uma cidade como Barbacena com cerca de 120 mil habitantes tenha dois órgãos responsáveis pelo abastecimento do local e diz que desde que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) assumiu parte do trabalho os valores dispararam.

A polêmica sobre o abastecimento de água de Barbacena começou em novembro de 2007 após a assinatura de um convênio entre o governo do Estado e a antiga administração. Com o acordo a Copasa assumiu o abastecimento da região noroeste, que corresponde a um terço da cidade. O Departamento Municipal, que era o responsável, ficou com a área restante.

A medida significaria investimentos e melhorias na rede, mas quem vive na área de responsabilidade da Copasa diz a única mudança foi no preço da tarifa que hoje é diferenciado em Barbacena. Quem vive na área abastecida pela companhia estadual, por exemplo, paga R$ 25 para dez mil litros de água consumida por mês e, na área do Demad, R$ 13,60.

Para tentar reverter a situação, a atual administração entrou com um processo na justiça solicitando a reintegração de posse e tutela imediata dos serviços repassados à Copasa. A liminar foi concedida nesta sexta-feira (4) e o Demae já assumiu a área onde antes a Copasa atendia.

Seguidores

Arquivo do blog