13 de agosto de 2009

CAMPINA VERDE SUSPENSÃO DAS AULAS...


O prefeito, Reinaldo Assunção Tannús assinou na última terça-feira, (11) o Decreto de Lei, que determina a suspensão das aulas até o dia 24 de agosto, a contar desta data.


O prefeito declarou que a decisão, preventiva, inclui todas as escolas do município e que tais medidas foram levadas em consideração à possibilidade de infecção pela gripe provocada pelo vírus Influenza A, subtipo H1N1, e a necessidade de implementação de medidas preventivas em todas as escolas tais como, aquisição de copos descartáveis, máscaras e etc, além de capacitação dos professores e demais profissionais da educação para estarem aptos a lidarem de forma preventiva visando impedir a disseminação de possíveis casos que possam surgir no município.


Para discutir tais medidas o prefeito Reinaldo Assunção Tannús convocou a classe médica e alguns secretários municipais para uma reunião em seu gabinete na terça-feira (dia 11), sendo que estiveram presentes, o secretário de Saúde, Ricardo José da Silva, a secretária de Educação, Aguimar Nunes de Souza e Silva e os médicos, Genebaldo Franco, Luiz Ovídio Nunes, Valtrudes, Genezinho, Valéria, Neusa, Viviane, Ana Paula, Alessandra e as enfermeiras, Silvia Barcelos e Lucivania Damasceno.


Além da suspensão imediata das aulas para capacitar os professores frente a essa nova realidade, que neste primeiro momento ficarão suspensas até dia 24/8, várias outras decisões foram tomadas nesta reunião, como o cancelamento das festividades previstas como a Festa do Folclore, a comemoração do 7 de Setembro e a prorrogação das provas para o Concurso Seletivo da Prefeitura Municipal, que estava previsto para ocorrer no próximo domingo, visando evitar aglomeração de pessoas.


Em seu comunicado à população o prefeito salientou que não é momento de pânico, mas sim um momento de precauções. “Todas precauções e medidas de prevenção devem ser tomadas neste momento, visando evitar o contágio e a propagação da doença que já atinge muitas cidades da região” salientou o prefeito dizendo ainda que nenhum caso até o momento foi detectado no município, mas alertando que é melhor se precaver com antecedência.


O prefeito informou ainda que a elaboração de material informativo já se encontra em confecção, e a ideia é usar todos os meios de comunicação em uma campanha maciça e coordenada para levar o máximo de informação à população.


Ficou definido ainda nesta reunião a criação de um “Comitê contra a Crise” envolvendo vários seguimentos da sociedade o qual servirá para avaliar diuturnamente o progresso deste enfrentamento e auxiliar a administração neste momento impar, destacou o prefeito.


Reinaldo Tannús, que fez um apelo à população para não medir esforços visando medidas de proteção contra a doença que já atingiu mais de 160 países, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) salientando que uma medida importante no combate ao vírus Influenza A (H1N1), é evitar os grandes centros, evitando baladas, passeios a shoppings, enfim, aglomeração de pessoas.


Ele afirmou em seu pronunciamento haver a necessidade de não apenas ofertar-se os meios de cura, mas especialmente tomar providências para dificultar ao máximo as formas de transmissão da pandemia entre a população, evitando-se todas as formas de aglomerações públicas em locais fechados.


Assim sendo, as medidas anunciadas só reforça as providências acautelatórias junto à população e preparatórias do sistema de saúde já adotado pela maioria dos municípios para preservação da saúde pública.


O Prefeito Reinaldo Tannús informou ainda que os prefeitos dos municípios da AMVAP estarão reunidos nesta sexta-feira, 14/8, a partir das 9 horas, na sala de reuniões do gabinete do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, para discutir medidas de prevenção à Inluenza A (H1N1).


Além dos representantes dos municípios, participarão também do encontro, o diretor da Gerência Regional de Saúde, Daltro Catani e o diretor do Hospital de Clínicas da UFU, Marcelo Simão, onde irão discutir nesta reunião várias medidas de prevenção em conjunto para os municípios em relação a eventos e atendimentos oferecidos ao público.

Seguidores

Arquivo do blog