29 de agosto de 2009

TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO MUNICIPAL DE ITUIUTABA



Técnico comprova a eficácia do tratamento de esgotos

Em 12 de agosto, o técnico da Fundação Israel Pinheiro – FEAM, Robson Hilário Ferreira esteve na ERPAI (Estação de Recuperação e Preservação Ambiental de Ituiutaba) para verificar a operação/manutenção da estação de tratamento de esgotos em Ituiutaba.

A FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente) tem por finalidade executar, no âmbito do Estado de Minas Gerais, a política de proteção, conservação e melhoria da qualidade ambiental no que concerne à prevenção, à correção da poluição ou da degradação ambiental provocada pelas atividades industriais, minerárias e de infraestrutura, bem como promover e realizar estudos e pesquisas sobre a poluição e qualidade do ar, da água e do solo.

Todas as etapas do tratamento de esgotos foram vistoriadas, desde o início, com a chegada do efluente de esgoto à Estação passando pelas grades grossas e mecanizadas; dando sequência nos desarenadores e a retirada dos resíduos do tratamento preliminar, que são depositados em uma caçamba com destino ao Aterro Sanitário; seguindo para a verificação das lagoas de aeração e sedimentação e do efluente já tratado é então lançado no Rio Tijuco.

Foram verificados ainda o processo de retirada do lodo das lagoas de sedimentação, os “geotubes”, os resultados e periodicidade da realização de análises e a limpeza geral da unidade de apoio, manutenção da vegetação e até mesmo a utilização de EPIs e uniformes pelos colaboradores da Estação.

A SAE, Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba é vistoriada pelo menos 2 (duas) vezes ao ano no processo de tratamento de esgotos e a constatação da FEAM de que não há anormalidades no sistema, comprova a preocupação da Autarquia com a preservação do Meio Ambiente e com a qualidade de vida para toda a comunidade de Ituiutaba.

O Município de Campina Verde na administração anterior perdeu a oportunidade de tomar conta dos serviços de água e esgoto de nossa cidade,preferiu entregar de mão beijada para a COPASA estes serviços.

Quando um município administra os serviços de água e esgoto de sua cidade consegue uma arrecadação financeira grandiosa,assim como podemos citar exemplo das cidades de Ituiutaba,Uberlândia,Uberaba,Conceição das Alogoas etc...

Homens públicos de bem de nossa querida Campina Verde,coloque no seu coração a bandeira aguerrida em defesa do povo que hoje sofre com as altas taxas desta mercenária Copasa e também mova ações judiciais para tentar reaver o patrimônio do povo de volta.

Lembramos ainda que aqueles que só lembram deste assunto em época de eleição não merecem o respeito dos eleitores.

Ildo Arantes Coimbra/

Seguidores

Arquivo do blog